terça-feira, 29 de maio de 2018

Storyboard


Todo o filme, seja ele feito para um anuncio de TV, uma novela, série de televisão ou mesmo um filme de longa metragem, tem em comum entre si, que antes de ser finalizado é visualizado por uma sequência de quadrinhos, muito parecida com as histórias de BD, e essa sequência é o que chamamos de storyboard.

Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada num filme, da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projeto percebem as nuances de sequência, ritmo das cenas, clima e a eficácia em transmitir a história.
A semelhança com os quadrinhos faz-se pelo facto de o storyboard também ter uma história sendo contada através de uma sequência de quadros e também a utilização de recursos como ângulos e técnicas de composição de uma cena.
 A imagem dum storyboard precisa de transmitir uma impressão mais fiel de uma imagem real, sem, no entanto, determinar muitos detalhes, que no momento em que o storyboard é feito seria de menor importância, sendo mais importante transmitir a sequência e clima de uma cena.
Em todo o mercado audiovisual, o storyboard é utilizado, seja para um desenho animado, ou para uma produção cinematográfica, o recurso do storyboard é uma maneira relativamente, fácil, simples e barata de um diretor ter uma ideia de como um filme virá a ser.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de uma forma construtiva...