Pesquisar aqui

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Adobe Photoshop vs Lightroom - quais as diferenças?

Photoshop e Lightroom são dois programas de edição de imagem feitos pela Adobe mas quais são as diferenças e qual será o melhor?

O que é cada um dos programas e para que servem?

O Photoshop é um programa utilizado por designers gráficos, arquitetos e fotógrafos e é o programa certo para quem quer expressar a sua criatividade. O Photoshop é um editor de pixéis, isto é, leva a edição ao nivel do pixel.
Já o Lightroom pode ser classificado como um programa para edição e organização de fotografias. Utiliza um método não destrutivo e guarda as mudanças efetuadas automaticamente na biblioteca de fotografias do próprio programa. É utilizado maioritariamente por fotógrafos.

Quando devemos utilizar cada um deles?

O Lightroom é perfeito para quem quer fazer uma edição de fotografia relativamente básica como cortar, ajustar exposição, curvas, vibração, saturação, etc. Este programa é também, à semelhança do Photoshop, um editor de fotografias RAW, podemos assim importar fotografias RAW e editá-las.

O Photoshop dá para fazer tudo o que podemos fazer no Lightroom e mais ainda como por exemplo: retoques avançados fazendo edições ao nivel do pixel, fazer composições fotográficas, HDR, criar panoramas e fazer ajustes como remover pequenos objetos e branquear dentes, por exemplo, de forma mais eficiente. No entanto este programa é mais complexo e por isso torna-se mais dificil e consome mais tempo ao utilizar.

Qual é o melhor programa?

O Photoshop é sem dúvida mais completo que o Lightroom, no entanto por vezes é mais adequado utilizar o Lightroom para que se possa poupar tempo e este programa contém também ferramentas bastante utéis para pessoas que editam fotografia. Por estas razões cabe a quem vai editar a fotografia e de acordo com as suas necessidades escolher o melhor programa.


Consultei o site CreativeLive no dia 29/11/18

1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.