Pesquisar aqui

domingo, 10 de janeiro de 2021

Dicas para uma boa apresentação oral

As apresentações orais fazem parte da vida académica e em muitas profissões são recorrentes ao longo da carreira, por isso, saiba como fazer uma boa apresentação.


Estude e perceba o que é que quer apresentar 

Este é o primeiro passo para quem quer fazer uma boa apresentação. Compreender o conteúdo é fundamental para se sentir confortável e seguro perante o público, mesmo que se trate dos seus colegas de turma. Por isso, não deixe a sua pesquisa para a última hora! Estude e procure o máximo de informações possíveis sobre determinado tema.

Anotações rápidas

Faça um pequeno resumo e anotações dos pontos relevantes em cartões para que possa ter algum apoio durante a apresentação. Desta maneira poderá organizar as suas ideias e ter um fio condutor pelo qual se deve guiar. Não escreva frases completas, lembre-se que os cartões servem apenas para conduzir a apresentação, por isso não devem ser lidos diretamente.

Descanse

Não adianta deixar tudo para a última hora, por isso, pesquise e estude todo o conteúdo dias antes da apresentação e na noite que antecede a mesma, descanse! Nada de passar a noite em claro a estudar, o que seguramente irá atrapalhar no momento da apresentação.

Fazer uma refeição leve

Se sente que está ansioso e nervoso com a apresentação, não coma exageradamente, isso pode agravar o problema e gerar alguma indisposição em público. Por isso, se a apresentação está agendada para a parte da manhã, tente comer alguma peça de fruta ou um sumo, se a apresentação é depois do almoço, prefira comidas mais leves como saladas e carne. 

Não leia apartir de diapositivos

Tal como os cartões, as apresentações feitas no Power Point, por exemplo, não devem ser lidas na íntegra. Lembre-se que esse recurso deve servir apenas para dinamizar a apresentação, por isso não crie slides com demasiada informação.


link da imagem:

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fcomputerworld.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F04%2Fdiscurso_publico.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fcomputerworld.com.br%2Facervo%2F7-dicas-para-cativar-o-publico-durante-apresentacoes%2F&tbnid=Jos4Lfn0yBguSM&vet=12ahUKEwjYxY-GrZLuAhUzgHMKHSyvA7IQMyg3egQIARAk..i&docid=tm2RR0ZqE1JzEM&w=625&h=469&q=DESCUROS%20COM%20PLATEIA&ved=2ahUKEwjYxY-GrZLuAhUzgHMKHSyvA7IQMyg3egQIARAk

site consultado(10/01/2021)

https://www.universia.net/pt/actualidad/habilidades/5-dicas-fazer-uma-apresentaco-oral-1116015.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.