Pesquisar aqui

domingo, 18 de novembro de 2018

A ditadura digital da China

O governo chinês criou um sistema chamado "crédito social" (social credit) que vai estar completamente operacional em 2020


O crédito social é um sistema que atualiza constantemente a popularidade da pessoa na sociedade, através de 200 mil câmaras espalhadas por todo o país. Assim, os 1,4 mil milhões de habitantes chineses estão sobre constante vigilância e o seu crédito é alterado em tempo real.

App financeira que apresenta o crédito social e dá acesso a certas regalias,
caso a pontuação seja alta o suficiente
A cada cidadão é atribuído uma pontuação que varia entre 0 a 800 pontos. Caso a pontuação seja alta, a pessoa tem direito a tratamento VIP nos hotéis e aeroportos, impostos baratos e acesso mais desimpedido a universidades e trabalhos. As pessoas com pontuações baixas são excluídas da sociedade e podem ser impedidas de sair do país, tendo também dificuldades acrescidas em arranjar trabalho.

Para a iniciativa funcionar sem falhas, a China está a procurar tornar-se uma das potências em inteligência artificial para reforçar os sistemas de alta tecnologia de vigilância. As câmaras vão estar equipadas com reconhecimento facial, rastreamento geográfico e outras funções. Também as aplicações do smartphones vão ser utilizadas para recolher dados e monitorizar a atividade online de cada pessoa, identificando comportamentos. A informação das fontes tradicionais, como registos governamentais, médicos e educacionais, e  registos financeiros, vão afetar as pontuações individuais. 

A partir do momento em que o crédito social estiver completamente implementado na sociedade, decisões simples, como pôr artigos no carrinho de compras e visitar determinados sites na internet, podem influenciar o número de pontos. O saldo também pode ser afetado pela família, amigos e parceiros da pessoa. Caso alguém conhecido diga algo negativo acerca do governo, a pontuação pode baixar.

Como a China sempre foi um estado de vigilância, a maior parte da população não se sente surpreendida por este novo programa. A privacidade na China é um assunto tratado de maneira diferente, comparando ao padrões ocidentais. Há uma maior preocupação com o estado da comunidade no geral do que com liberdades pessoais, portanto a maior parte da sociedade vê o crédito social como uma boa medida que vai tornar o país um sítio mais seguro e estável.


Um crédito social baixo revela-se nas pontuações vermelhas e um alto nas verdes


Notícia consultada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.