Pesquisar aqui

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Instagram: A realidade é que ninguém quer saber do fotógrafo, infelizmente


É irónico, na verdade. O Instagram é a maior plataforma de fotografia social do mundo, mas os fotógrafos são constantemente submetidos às suas fotos postadas e repostadas sem um crédito ou tag à vista. 

Porquê?

No mundo do Instagram, ninguém se importa com o fotógrafo, exceto outros fotógrafos. Talvez pareça um pouco extremo. Os fotógrafos estão constantemente a receber a extremidade curta do bastão. Lutam pelo crédito da foto. Lutam para fazer um salário decente. Lutam para provarem-se como profissionais. Lutam para explicar pelo que valem e cobram. Todos os anos, um novo iPhone é lançado com uma câmara melhorada e é o que inevitavelmente parece ser outra razão pela qual alguém não precisa pagar por fotos profissionais. Quando se pensa sobre isso, com que frequência vês a tua foto publicada e nos comentários, os teus seguidores perguntam quem tirou a foto? Claro, isso acontece de vez em quando, mas a resposta real é basicamente nunca. Há incontáveis ​​vezes que eu tiro para a minha namorada, as fotos são postadas no Instagram, e parece que toda a gente está marcada, excepto o fotógrafo.


Depois, há o mundo dos influenciadores digitais. Eles só precisam ter um entendimento muito básico de encontrar uma boa luz e tirar uma foto no modo automático ou no modo retrato, editá-la numa aplicação de edição e postá-la no Instagram, gerando milhares de dólares por postagem. As marcas repostam as fotos dos influenciadores e dão sempre tag (créditos), marcam e dão destaque ao influenciador. Se é uma foto tirada por um fotógrafo profissional, 90% do tempo, não há crédito ao fotógrafo ou qualquer reconhecimento. As únicas pessoas que realmente se importam com quem tirou a foto são outros fotógrafos. As pessoas comuns não percebem como a luz é boa, o ângulo do assunto ou o que fotógrafo pensou durante o processo de composição. Eles preocupam-se com a pessoa na foto, com a aparência, o que está a usar e, talvez, com a localização.

Típicas influenciadoras digitais (modelos de Instagram)




Consultei os blogs Studybreaks, ABWatson e NewHopePhotography, no dia 23/11/2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.