Pesquisar aqui

domingo, 18 de novembro de 2018

A primeira fotografia colorida - 1861

Talvez não tenhamos noção disto mas a primeira fotografia a cores foi tirada em 1861 por Thomas Sutton, resultado dos estudos de Maxwell.

Maxwell ficou conhecido muito devido aos seus estudos e descobertas sobre o eletromagnetismo mas o seu trabalho não se limitou a isto. Em meados do século XVII, James Clerk Maxwell, fascinado pelo olho humano e pelas cores, decidiu criar um instrumento no qual misturava três cores (vermelho, azul e verde) para criar todas as outras cores, tentando teorizar a origem das cores, sem se aperceber Maxwell tinha criado a base para as fotografias a cor e pelo termo RGB que conhecemos hoje em dia.
James Maxwell afirmou que se fossem tiradas 3 fotografias a preto e branco, cada uma com um filtro de cada cor, e as sobrepuséssemos teríamos uma fotografia colorida. Para experimentar esta teoria Maxwell pediu a ajuda do professor de fotografia Thomas Sutton e assim tiraram a primeira fotografia colorida - uma fotografia de uma fita colorida. Maxwell utilizou mais tarde esta fotografia para ilustrar a sua teoria, o seu foco era não na fotografia mas na visão humana e na mistura das cores, no entanto tinha revolucionado sem se aperceber a fotografia a cores.


Consultei o site FollowTheColours e Wikipedia dia 18/11/18

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.