Pesquisar aqui

domingo, 18 de novembro de 2018

Criadores da turbina eólica rotativa "O-Wind Turbine" ganham o prémio James Dyson

Uma turbina rotativa, que pode capturar o vento vindo de qualquer direção e que pode transformar a forma como os consumidores geram elétricidade nas cidades, fez com que os seus criadores ganhassem um prémio de 30 mil libras.
Nicolas Orellana de 36 anos e Yaeen Noorani de 24 anos, estudantes de mestrado da Universidade de Lancaster, ganharam o prémio James Dyson pela sua "O-Wind Turbine", que aproveita os ventos horizontais e verticais sem precisar de qualquer direção.

As turbinas eólicas convencionais capturam o vento só numa direção, e são notoriamente ineficientes em cidades onde o vento torna-se imprevisível.

Esta turbina é uma esfera de 25 cm com aberturas geométricas que ficam em eixo fixo girando quando o vento bate em qualquer direção. Quando a energia eólica faz o dispositivo girar as engrenagens acionam um gerador que converte a energia eólica em energia elétrica. Os premiados acreditam que a sua invenção pode levar pelo menos 5 anos a ser comercializado, pois vai ser possível ser instalado em grandes estruturas como prédios onde existe mais vento. 


Designers of the O-Wind Turbine Yaseen Noorani (left) and Nicolas Orellana.

Fontes: 
https://www.reddit.com/r/technology/
https://www.theguardian.com/science/2018/nov/15/james-dyson-award-inventors-spinning-wind-turbine

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.