Pesquisar aqui

domingo, 18 de novembro de 2018

5 Truques de Photoshop que todos os fotógrafos devem conhecer

O Photoshop tem sido o software de edição de imagem padrão da indústria para fotógrafos. É um programa abrangente e poderoso e, apesar de sua reputação de ser complicado, pode ser usado com relativa facilidade por fotógrafos de todos os níveis. As possibilidades que se abrem são quase infinitas; desde os ajustes básicos até o retoque de alta qualidade até a criação de imagens compostas surreais, o Photoshop pode fazer tudo. Então, se pretende fazer grandes ajustes nas suas cenas ou apenas pequenos ajustes, estes 10 truques vão ajudá-lo a fazer isso mais eficientemente.




1 . Camadas de ajuste

As camadas de ajuste são a maneira profissional de aplicar edições às suas imagens. Ficam acima da camada de plano de fundo (a sua imagem original) e permitem fazer vários ajustes sem alterar a imagem original ou degradar a sua qualidade. As camadas de ajuste são acessadas ao clicar no ícone de círculo meio branco e meio preto ao pé do painel Camadas. Se quiser guardar uma imagem com as camadas de ajuste intactas, precisará de guardá-lo como TIFF ou PSD. Um JPEG é um tipo de arquivo compactado e compactado que não suporta camadas.

2. Converter para preto-e-branco

Se pretende converter uma imagem colorida em preto-e-branco, provavelmente irá obter melhor qualidade de imagem convertendo o arquivo bruto no Adobe Camera Raw ou no Lightroom. No entanto, se estiver a trabalhar mum arquivo JPEG no Photoshop e quiser convertê-lo em mono, a camada de ajuste de preto e branco será uma opção poderosa. Pode optar pela conversão padrão, uma das 12 predefinições, ou ajustar manualmente como as cores individuais são convertidas em escala de cinza usando os controles deslizantes.

3. O filtro Camera Raw

O filtro Camera Raw oferece acesso a todos os controlos disponíveis no Adobe Camera Raw na interface padrão do Photoshop. Isso significa que, se gravar em JPEG ou já tiver convertido um arquivo bruto e quiser fazer um ajuste adicional, poderá fazê-lo com rapidez e facilidade. A melhor maneira de usar esse filtro é fazer uma cópia da camada de plano de fundo ou mesclar as camadas visíveis numa nova camada na parte superior da pilha (selecione a camada superior e pressione Ctrl / Cmd + Alt / Option + Shift + E), em seguida, vá para Filter > Convert For Smart Filters. 
Agora pode aplicar o filtro Camera Raw e voltar e editar os  seus ajustes mais tarde, se desejar.


4. Dodge e Burn

Uma técnica antiga de câmara escura, Dodge e Burn continua a ser um método popular para ajustar o brilho de partes específicas de imagens. Para usar as ferramentas Dodge e Burn, deve-se trabalhar na camada Background ou numa cópia, pois as ferramentas são 'destrutivas', visto que alteram permanentemente os pixels. Agora pode simplesmente passar por cima de uma área com a Dodge Tool para clarear, ou com a Burn Tool para escurecê-la. As ferramentas podem ser configuradas para segmentar Sombras, Meio-tom ou Destaques, de modo que somente pixels dentro do intervalo de tons selecionado que caiam sob o traçado de pincel sejam alterados. É melhor trabalhar com uma baixa exposição, como 5-10%, e criar gradualmente o efeito desejado.

5. Blending Modes

Os Blending Modes são uma ferramenta simples, mas poderosa, para alterar a maneira como uma camada interage com a camada abaixo. Pode aplicar blending modes a qualquer camada, incluindo camadas de ajuste, para obter uma variedade de efeitos, como alteração de brilho, contraste e cores. Uma boa maneira de ver como eles funcionam é fazer uma cópia da camada Background selecionando-a e pressionando CTRL + J. Com a nova camada ativa, vá para o menu suspenso na parte superior do painel Camadas - ela está definida como Normal por padrão - e experimente os diferentes modos de mesclagem!



Consultei os blogs Hongkiat, DigitalPhotographySchool e Fstoppers no dia 18/11/2018.







1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.