Pesquisar aqui

domingo, 10 de fevereiro de 2019

API, o que é?

A sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações.
Esta permite a integração de sistemas, apresentando vantagens como a proteção e segurança dos dados, otimização da performance da plataforma, automatização dos processos, facilidade na troca de informação entre sistemas com diferentes linguagens de programação e a própria monetização da API 
Esta interface agrega um conjunto de padrões, de rotinas e de funções de programação definidos por intermédio de um software que possibilita o uso das funcionalidades das aplicações para uso dos serviços, sem necessidade da sua participação em processos demasiado complexos de implementação.
Resumidamente, uma API é um conector/interface que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma rápida e com toda a segurança necessária. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos.

Vantagens e Exemplos do uso das API

  • Segurança: Proporcionam uma troca de informações muito fiável e segura. No seu desenvolvimento, os programadores implementam todos os mecanismos necessários para assegurar a segurança a informações sensíveis. 
  • Websites: No desenvolvimento de um website ou de uma loja online é necessário implementar determinadas funcionalidades para as quais precisará de recorrer a APIs.
    • Google Recaptcha;
    • Google Maps;
    • Google Shopping ;
    • Integração dos Métodos de Pagamento;
    • A Google disponibiliza uma biblioteca de APIs  que poderão ser bastante úteis para implementar nos seus projetos.
  • Social Login: Ao aceder a determinados websites ou aplicações já se deparou com a possibilidade de efetuar o login, por exemplo via Facebook  ou Gmail.  Essa possibilidade é conseguida através de uma API implementada para o efeito, permitindo a otimização e a personalização da experiência do utilizador nos diferentes ambientes digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.