Pesquisar aqui

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Arduino

Arduino Uno - R3.jpg
Arduino Uno SMD R3
O Arduino é uma empresa de hardware e software de código aberto, projecto e comunidade de utilizadores que projectam e fabricam microcontroladores de placa única e kits de microcontroladores para a construção de dispositivos digitais e objectos interactivos que podem detectar e controlar física e digitalmente. As placas Arduino estão disponíveis comercialmente em forma pré-montada ou como kits "Faça você mesmo" (DIY).

Os projetos da placa Arduino usam uma variedade de microprocessadores e controladores. Os microcontroladores são tipicamente programados usando um conjunto de recursos das linguagens de programação C e C++. Além de usar os tradicionais porta-ferramentas do compilador, o projecto Arduino fornece um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) baseado no projecto de linguagem Processing (Processing é uma biblioteca gráfica de fonte aberta e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) construído para as artes electrónicas, novos media e comunidades de design visual com o objectivo de ensinar aos não-programadores os fundamentos da programação de computadores num contexto visual).

O projeto Arduino começou em 2003 como um programa para estudantes do Instituto de Design de Interação Ivrea em Ivrea, Itália, com o intuito de fornecer uma maneira fácil e de baixo custo para novatos e profissionais criarem dispositivos que interagem com o seu ambiente usando sensores e atuadores. Exemplos comuns de tais dispositivos destinados a iniciantes incluem robots simples, termostatos e detectores de movimento.

O nome Arduino vem de um bar em Ivrea, na Itália, onde alguns dos fundadores do projeto costumavam encontrar-se. O bar foi baptizado em homenagem a Arduíno de Ivrea, que foi o líder da Marcha de Ivrea e Rei da Itália de 1002 a 1014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.