Pesquisar aqui

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Robots Sociais

O que são? 

Resultado de imagem para robots sociaisOs robots sociais são feitos para comunicar com os seres humanos naturalmente, ajudando-os numa variedade de tarefas. O uso efetivo de gestos pode aumentar consideravelmente as interações entre robôs e humanos, permitindo que os robots comuniquem verbalmente e não verbalmente.

O design da maioria dos robots sociais é inspirado no corpo humano, pois isso facilita a imitação de gestos e comportamentos semelhantes aos humanos. No entanto, diferentes robots podem ter diferentes morfologias, o que lhes permite lidar melhor com as tarefas que foram projetadas para serem concluídas.

Desenvolvimentos

Pesquisadores da Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica, introduziram recentemente uma nova abordagem baseada num método genérico de gestos para estudar a influência de diferentes aspectos do projeto. O artigo, publicado no International Journal of Social Robotics da Springer, apresenta uma estrutura que gera rapidamente gestos que correspondem a uma configuração específica do robot.

"Neste artigo, nós propomos uma nova metodologia para estudar a influência de diferentes aspectos do design baseados num método genérico de gestos", escreveram os pesquisadores no artigo. "O método do gesto foi desenvolvido para superar as dificuldades na transferência de gestos para diferentes robots, fornecendo uma solução para o problema de correspondência."

O método desenvolvido por esta equipe de pesquisadores poderia superar as dificuldades na transferência de gestos para robots de diferentes formas e configurações. Os utilizadores podem inserir informações morfológicas de um robot e a ferramenta usará esses dados para calcular os gestos desse robot.

"Um pequeno conjunto de informações morfológicas, introduzidas pelo utilizador, é usado para avaliar a estrutura genérica do software em tempo de execução", explicaram os pesquisadores. "Portanto, os gestos podem ser calculados rápida e facilmente para uma configuração desejada do robot. Ao gerar um conjunto de gestos para diferentes morfologias, a importância de articulações específicas e sua influência numa série de posturas e gestos pode ser estudada."

Para garantir que seu método fosse aplicável a diferentes tipos de robots, os pesquisadores inspiraram-se num modelo básico humano. Este modelo consiste em diferentes cadeias e blocos, que são usados ​​para modelar as várias possibilidades rotacionais dos seres humanos. Os pesquisadores atribuíram um referencial a cada bloco comum usando o modelo base humano como referência para construir a estrutura geral por trás do seu método.

**A new method to generate gestures for different social robots
"Para gerar gestos para um determinado modelo de robô, o método usa os parâmetros Denavit-Hartenberg (DH) da configuração como entrada, onde as diferentes articulações do robô são agrupadas em cadeias e blocos do modelo básico humano", explicaram os pesquisadores. em seu papel. "Em tempo de execução, o framework genérico do método é avaliado usando esta informação e, como tal, adaptado ao robô em consideração."

Como diferentes características são importantes para diferentes tipos de gestos, o método desenvolvido pelos pesquisadores é projetado para trabalhar em dois modos diferentes, a saber, o modo de bloqueio e o modo de efetivo final. O modo de bloqueio é usado para calcular gestos, como expressões emocionais, em instâncias em que o posicionamento geral do braço é crucial. O modo efetivo final, por outro lado, calcula gestos em situações em que a posição do efetor final é importante, como durante a manipulação ou apontamento de objeto.

"O método de gestos comprova sua utilidade no processo de design de robôs sociais, fornecendo uma impressão da quantidade necessária de complexidade necessária para uma tarefa específica, e pode fornecer informações interessantes na faixa de ângulo articular necessária", disseram os pesquisadores.

No seu estudo, os pesquisadores aplicaram seu método ao modelo virtual de um robô chamado Probo. Eles usaram esse exemplo para ilustrar como seu método poderia ajudar a estudar a colocação de diferentes articulações e intervalos de ângulo articular em gestos. No futuro, a sua abordagem poderia auxiliar o desenvolvimento de robôs sociais que possam executar gestos naturais adequados à sua morfologia e aplicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.