Pesquisar aqui

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Dicção - Dicas para a Melhorar

Como posso melhorar a minha dicção?

A voz é um elemento importantíssimo para a comunicação, e comunicar é essencial à vida, é através dela que nos expressamos e damos a conhecer ao outro os nossos pensamentos, ideias, sentimentos, etc.
Podemos nos comunicar de forma não verbal, através de gestos e da postura, dos sons, das cores, por exemplo. Verbalmente, através da escrita e especialmente através da fala.
Falar de forma adequada e eficaz requer clareza e objectividade para que sejamos entendidos pelo ouvinte.  Um elemento chave deste processo é a voz.
A importância da boa dicção:
A dicção é a pronúncia do som das palavras, das sílabas e das letras na fala. Para sermos entendidos precisamos de uma dicção clara e precisa. A dicção pode e deve ser trabalhada,de forma a aperfeiçoarmos o nosso discurso.
Três fatores que contribuem em muito para um bom discurso são relaxar, respirar corretamente e articular adequadamente as palavras.
A seguir deixo enumeradas algumas dicas para melhorar a dicção:
1. Gravar e ouvir a própria voz:
Uma boa técnica é gravar a leitura de um texto aleatório. Assim conseguimos perceber os pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas em que temos mais dificuldade em pronunciar e as partes que se percebem pior.
2. Escolher o ritmo ideal para a fala
O ritmo é fundamental para definir a sua melhor dicção. É necessário falar num tempo próprio, com calma e pausadamente. Assim podemos concentrar-nos na melhor pronunciação de cada sílaba. 
3. Trabalhar o relaxamento da voz
Para ter uma fala clara e limpa, é essencial trabalhar exercícios para a voz, podendo ser orientados por um fonoaudiólogo. Em momentos de nervosismo, como em um discurso público, por exemplo, é normal que a nossa voz trave ou acelere, fazendo com que as palavras saiam atropeladas, prejudicando a qualidade e a credibilidade da oratória. Para contrariar isto devemos tentar respirar fundo e acalmar, tentando esquecer os nervos, podemos também fazer um treino de nasalização para relaxar a voz:
Primeiro, bloquear a entrada de ar, fechar as narinas com os dedos, depois pronunciar o som “hummmm” com a boca fechada, por mais ou menos um minuto. 
A vibração emitida pelo som ajuda a relaxar as cordas vocais.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.