Pesquisar aqui

domingo, 22 de novembro de 2020

A nova geração de consolas: PlayStation 5

Na passada quinta-feira, foi finalmente lançado para quase todo o mundo a nova geração da consola da Sony, a PlayStation 5. Existem duas versões desta consola: a versão Digital e a versão Base. A versão Digital, que como o nome indica, é focado para quem quer apenas comprar os seus jogos de forma digital, não tendo o leitor de discos, custando 399€, 100 euros a menos do que a versão Base, que tem um leitor de discos.


Não são precisas grandes introduções para esta consola, que tem sido a mais popular nas últimas gerações, por isso, qual é o fator que faz a grande diferença nesta quinta geração da consola?

Tal como com as nova geração da Xbox, o foco principal está no uso de SSD's, ao invés de usarem discos rígidos, como na geração passada. Este SSD é bastante bom, utilizando a tecnologia NVMe, algo que nem eu nem a grande maioria das pessoas que sequer têm um SSD no seu PC ainda têm.

Para além disso, o processador e a placa gráfica são muito similares à da Xbox, utilizando um processador da AMD, com a arquitetura Zen 2, da geração passada, e uma GPU, também da AMD, mas da geração mais recente, a RDNA2. O curioso é que o GPU da PlayStation tem apenas 30 CU's, quando a Xbox Series X, que está relativamente ao mesmo preço, traz 50 CU's, por isso é esperado que a performance da Xbox será bem superior em termos de gráficos, mas isso será algo que teremos de ver mais no futuro.

Site Consultado (22/11): https://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.