Pesquisar aqui

sábado, 28 de novembro de 2020

JPEG : O que é?

  O JPEG, ou "Joint Photographic Experts Group", é um método de compressão de imagem muto comum.+E utilizado em camaras digitais, como por exemplo os telemoveis, ou as proprias camaras digitais.

Bem, mas como funciona a tal "compressão"?

Partindo do mais pequeno para a unidade maior, temos o pixel, que provem da junção das iniciais picture e element(tendo o "x" para fazer a junção).

Cada pixel é igual ao seu antecessor e ao seu precedente, ou seja, são todos iguais, mesmo tamanho e mesma forma(quadrados).

Cada pixel pode assumir uma de três cores: Vermelho (RED); Verde(GREEN); ou Azul(BLUE), formando assim a sigle (RGB), que representa as iniciais das cores em inglês. Com estas 3 cores apenas é possivel criar cerca de 16,6 Milhões de cores! Isto porque, cada cor primaria pode sofrer uma variação entre 0-255.

O valor de RGB é expresso em formato numérico, no entanto, para o computador ter a capacidade de interpretar a imagem, o valor numérico é convertido para bits, ou seja, 255= 8 bits, que se representa por: IIII IIII. Um conjunto de 8 bits forma 1 byte.

Para descobrirmos o número exato de bytes de um ecrâ, fazemos a seguinte equação.

x = número de bits do ecrã * Resolução do ecrã /8

Por exemplo, digamos que 24 bits, num ecrã de resolução 1024*768

daí teríampos que:

x = 2359296 bytes

Voltando ao que importa: com é que funciona a compressão?

Já vimos que existem vários milhões de cores que o computador reconhece, mas, o olho humano não consegue distinguir assim tantos. Então foi aí que os especialistas tiraram uso da nossa "fraqueza". 

Através de um algoritmo, foi encontrada uma forma de calcular a tolerância de variação de cor numa imagem, e em vez de, numa imagem, haver a informação de cada pixel, existe uma única informação multiplicada pelo número de pixeis que partilham do mesmo tom parecido da cor.

Por exemplo, numa imagem, o céu apresenta 50000 tons diferentes de azul, o que o JPEG faz é encontrar a cor dominante, e a tolerância em que o olho humano não distinga que houve perda de informação, produz uma imagem com apenas um tom de azul numa determinada área. O que resultaria, em por exemplo apenas 4000 tons de azul.😀 Bastante interessante, devo dizer!


JPEG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.