Pesquisar aqui

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

JPEG - Joint Photographics Experts Group

  Para se saber bem como funciona o formato de imagem JPEG é essencial entendermos primeiramente o conceito de pixel. Um pixel é um elemento de imagem (Picture X Element) e tem sempre a mesma forma - um quadrado. Um pixel funciona a partir de 3 cores primárias - vermelho, azul e verde. As cores que são formadas têm base nesse trio de cores. Por exemplo se quiseremos uma cor preta não adicionamos "quantidade" nenhuma de nenhuma das cores. Por outro lado, se quisermos uma cor branca obtemos toda a "quantidade" de cada uma das cores primárias.



  O trabalho da compressão de imagem do JPEG é verificar se pixeis próximos são iguais para o olho humano e substitui-los pelo mesmo pixel. Assim, em vez de recolher informação para dois pixeis muito parecidos, recolhe apenas para de uma cor e da quantidade de pixeis. No entanto, ao fazer este processo poderia haver uma perda de qualidade da imagem, o que na realidade não acontece. Isto porque a compressão em JPEG permite que a imagem fique com a melhor qualidade com o menor tamanho. Usando a seguinte formula:



  A maioria das placas gráficas funcionam com 24 bits por pixel. Isto é por cada pixel são usados 24 bits de informação = 3 bytes. Na vida real é possível criar infinitas cores. No entanto um computador não pode gerar infinitas cores, uma vez que não há infinitos bits... Para estas placas é possível criar 2^24 = 16,8 milhões de cores únicas.

Muitas das informações foram retiradas de uma apresentação do professor (Consultada dia 23/11/2020)

Mais informações sobre este assunto disponíbilizadas pelo professor:
Informações sobre Pixel: https://sites.google.com/a/aebenfica.org/apontamentos-tic/imagem/pixel (Consultado dia 23/11/2020)

Informações sobre JPEG: https://sites.google.com/a/aebenfica.org/apontamentos-tic/imagem/jpegeocoseno (Consultado dia 23/11/2020)

Imagens:







Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.