Pesquisar aqui

domingo, 22 de novembro de 2020

Cilindrada, Potência e Torque

    Na hora de escolher uma mota, muitas pessoas já se depararam com a cilindrada que uma mota possui, confundindo-a muitas das vezes com a potência da mota, o que não é correto.
    
    A cilindrada, representada por cc ou cm³ (centímetros cúbicos) é o volume que o combustível e o ar ocupa em cada cilindro. É então dentro de estes cilindros que ocorrem as várias "explosões" responsáveis pela consequente ação rotativa do motor.




    A potência, representada por cv ou HP (Horse Power) e contribui para a velocidade que o motor consegue fornecer a um veículo. Com uma maior potência, o carro ou motociclo conseguirá atingir velocidades mais altas. Por outro lado, o torque, medido em kgfm (Kilograma força metro) é o responsável por entregar força ao veículo. Em termos práticos, um veículo com maior torque irá atingir velocidades altas em um menor espaço de tempo.


    Por esse motivo, na escolha de qualquer veículo há que ter em consideração qual vai ser a sua utilidade: para viagens longas, a escolha de um motociclo com maior potência será mais vantajoso, enquanto que em cidades com bastante trânsito a melhor ideia seria mesmo a escolha de um motociclo com maior torque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.