Pesquisar aqui

terça-feira, 24 de novembro de 2020

[IDS] Git: Básico

    Em 2005, Linus Torvalds (o homem conhecido por criar o núcleo, ou kernel, do SO Linux) desenvolveu o GIT, que desde então tem sido ativamente mantido por Junio ​​Hamano, um engenheiro de software japonês.
   Atualmente, o GIT é um dos mais famosos sistemas de controle de versão de código aberto e milhões de projetos no mundo inteiro o utilizam para seu controle de versão (incluindo projetos comerciais e de código aberto).




    O Git é totalmente grátis e pode ser instalado em Mac, Linux, Windows e Solaris diretamente do site oficial . Algumas das características essenciais do GIT são:
  1. Um sistema de controle de versão distribuído, o GIT segue uma abordagem peer to peer, contrário de outros como o Subversion (SVN) que segue um modelo baseado em cliente-servidor.
  2. GIT permite aos desenvolvedores ter uma infinidade de ramos de código completamente independente. Criação, exclusão e fusão desses ramos é simples e não leva tempo.
  3. No GIT, todas as operações são atômicas. Isso significa que uma ação pode ter sucesso ou falhar (sem fazer nenhuma alteração). Isso é importante porque em alguns sistemas de controle de versão (como o CVS) onde as operações não são atômicas, se uma operação de repositório é suspensa, ela pode deixar o repositório em um estado instável.
  4. No GIT, tudo é armazenado dentro da pasta .git. Isso não é o mesmo em outros VCS como SVN e CVS onde os metadadados de arquivos são armazenados em pastas ocultas (por exemplo, .cvs, .svn, etc.)
  5. GIT usa um modelo de dados que ajuda a garantir a integridade criptográfica de qualquer coisa presente dentro de um repositório. Cada vez que um arquivo é adicionado ou um commit é feito, suas somas de verificação são geradas. Da mesma forma, eles são recuperados através de suas somas de verificação também.
  6. Outra característica presente no GIT é sua área de teste ou índice. Na área de preparação, os desenvolvedores podem formatar commits e receber feedback ​​antes de aplicá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.