Pesquisar aqui

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

JPEG

Uma imagem digital é um conjunto de pixeis (pixel=picture x element)

que são organizados da esquerda para a direita.

 Um pixel pode assumir três cores o vermelho, o verde e o azul, ou seja RGB. A partir da junção dessas cores pode-se formar qualquer cor sendo que cada cor pode variar o seu valor entre 0 a 255 de acordo com uma matriz com por exemplo a cor magenta tem um nível 255,0,255 (R,G,B).

 O valor de RGB é expresso em formato decimal, mas para o computador interpretar a imagem é convertido para bits ou seja 255= IIII IIII (sendo que está a sublinhado um conjunto de 8 bits que é o mesmo que 1 byte) e para formar qualquer cor é sempre usado 3 bytes (= 24 bits) cada byte por cada valor de RGB.

 Para se calcular o valor de bits numa imagem é preciso usar a seguinte fórmula:

Nº de bits total da imagem = Nº de bits x  Nº de pixel da imagem

Ex: Nº de bits total da imagem = 24 X 1024 X 768.

 Para calcular o espaço da paleta de cores que está disponível através da seguinte fórmula: 2^24 (sendo 24 o nº de bites de uma cor).

 O JPEG (JPEG = Joint Photographic Experts Group) é uma forma de comprimir o tamanho de armazenamento de uma imagem em que é utilizado geralmente em fotos e funciona da seguinte forma:

O programa detecta entre duas a mais cores que são da valor extremamente próximos.  E o computador considera essas cores semelhantes como a mesma, reduzindo o peso do ficheiro porque assim o programa só precisa de reconhecer uma única cor para uma certa secção.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.