Pesquisar aqui

sábado, 28 de novembro de 2020

[JPEG] - Compressão de uma imagem

    O JPEG, ou "Joint Photographic Experts Group", é um método de compressão de imagem muito utilizado em câmaras digitais como os telemóveis e as próprias camaras digitais. As extensões do jpeg são: .jpeg / .jpe / .jpg / .jfif / . jfi .

    Como deves saber tudo o que são ecrãs contem pixéis (junção das inicias de picture x element) que geralmente são quadrados organizados em três cores, Red (vermelho), Green (verde), Blue (azul). De certeza que já ouviste falar desta sigla: RGB, pois é, é o nome dado ao esquema de cores dos ecrãs onde é possível, apenas com estas três cores, criar cerca de 16,7 Milhões de cores.

    Aí que entra o JPEG, que foi criado para reduzir a informação necessária para produzir uma imagem, da seguinte forma: Os pixéis precisam de receber a informação de que cor devem reproduzir e essa informação nos ecrãs mais recentes é de 24-bit, porem como o olho humano não consegue distinguir cores muito próximas como o seguinte exemplo:


Como as cores são muito parecidas o JPEG tira partido de que não é possível distingui-las. Assim em vez de enviar 24-bits para cada o JPEG envia a mesma informação para pixéis de cores parecidas assim consegue comprimir um ficheiro até quase 10x.

Exemplo: Iremos imaginar uma foto em "raw" (ficheiro puro) que tem 18Mb de espaço ocupado, após todos os cálculos do JPEG, verificando as cores parecidas e enviando a mesma informação para esses pixéis diminuindo assim o ficheiro até aos 2MB, 9x mais pequeno! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.