Pesquisar aqui

sábado, 28 de novembro de 2020

Blender 2.91 abraça as mudanças com uma avalanche de novas funcionalidades e melhorias


"A quarta vez é também um encanto", diz The Blender Foundation ao lançar o Blender 2.91, o quarto grande lançamento da ferramenta gráfica 3D de código aberto em 2020.


O último lançamento promete novas melhorias para a experiência do utilizador, juntamente com uma série de novas funcionalidades, incluindo novos Booleans, suporte de colisão para cloth sculpting e modificadores de volume de objectos. Há também a promessa de ferramentas de animação melhoradas.

A escultura recebe muita atenção neste novo lançamento. Para além de adicionar suporte para colisões na ferramenta de cloth sculpting, os utilizadores ganham a capacidade de acelerar a escultura em geral, graças à introdução de gestos rápidos. Estes incluem o desenho de uma linha para aparar, criar máscaras e criar conjuntos faciais, usando a profundidade do cursor para definir a origem.
 
O gesto pode ser combinado com gestos de caixa e laço, que também aparecem na nova ferramenta Sculpt Trim que foi concebida para permitir aos utilizadores cortar e adicionar geometria rapidamente.

Outras novas ferramentas de escultura, incluindo um pincel de contorno para ajudar a controlar mais facilmente a forma dos limites da malha, e um pano de pose para simular efeitos de pano, uma vez que são susceptíveis de ser utilizados. Uma lista completa de alterações de escultura é fornecida aqui.

Noutros locais, os utilizadores ganham acesso a uma nova ferramenta 'Exact' para a solução de Booleans, para aqueles que desejam dar prioridade à precisão sobre o desempenho. Além disso, as colecções podem agora ser utilizadas como um Booleano, enquanto o Editor UV ganha melhores ferramentas de selecção de laço e as melhorias são implementadas noutras ferramentas de modelação, incluindo o Knife, Intersect Boolean, Subdivision Surface modifier e o Ocean Modifier.


Há um novo modificador para objectos de volume para permitir a sua conversão dinâmica em malha (e vice-versa), mais uma nova ferramenta de um clique para converter imagens em objectos de Lápis de Graxa, uma das muitas melhorias da ferramenta.

As melhorias na interface do utilizador incluem uma nova ferramenta de pesquisa de propriedades com suporte para pesquisas difusas, bem como melhorias estéticas nas caixas de diálogo. Há também grandes melhorias no Outliner, ferramentas de animação, e sistema de substituição de bibliotecas, a promessa de codificação e descodificação de vídeo mais rápida, melhorias Python API e melhor desempenho no Editor UV/Image. Uma lista completa de alterações pode ser encontrada no wiki do Blender.

O Blender 2.91 está agora disponível como um download gratuito e de código aberto para Windows 64-bit, macOS e Linux. Está também disponível uma versão portátil.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.