Pesquisar aqui

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Floresta em realidade virtual mostra o futuro das árvores que sofreram impacto pelas mudanças climáticas

Enquanto alguns dos efeitos das mudanças climáticas e da ação humana sobre o meio-ambiente são tão visíveis e evidentes quanto os incêndios recentes na Califórnia e na Austrália , a dimensão das queimadas no Pantanal ou os tantos furacões e outros fenômenos recorrentes, em certos casos tais impactos exigem tempo ou a presença in loco, no local, para serem percebidos – nem por isso, menos graves. Para levar a população geral a assistir mudanças sobre, por exemplo, a maneira que as árvores estão a crescer atualmente, cientistas da Universidade Penn State, no estado da Pensilvânia, nos EUA, criaram uma floresta em realidade virtual– a fim de ilustrar por simulação o futuro das árvores em um mundo afetado pelas mudanças climáticas.



Assim, ao invés de somente ler sobre ou notar uma ou outra foto ilustrativa, poderemos “caminhar”  entre o cenário – mesmo que virtual – de uma floresta. Criada como parte da National Science Foundation, em parceria com o Menominee Indian Tribe of Wisconsin,tribo nativa originária do estado, a experiência em realidade virtual é uma simulação de uma floresta do estado do Wisconsin, e permite a exploração dos diferentes modelos climáticos, e assistir aos efeitos sobre o crescimento das árvores e vegetações. É possível observar a floresta pelo ponto de vista de um pássaro ou nas mais variadas elevações, alterando os cenários climáticos para comparar os impactos.
 A escolha da floresta servida de base para a experiencia em realidade virtual deu-se pela imensa variedade da vegetação no estado do Wisconsin, inspirados pela tribo Menominee. “Este projeto é um programa que especificamente aponta para a conexão entre a sociedade e a natureza”, disse Alexander Klippel, professor e geógrafo da Penn State. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.