Pesquisar aqui

domingo, 1 de novembro de 2020

Sistema ABS

    
90% das pessoas já com certeza ouviu falar em Sistema ABS, no entanto algumas não percebem como ele funciona
    Estes sistema têm como principal função proteger o condutor/piloto tanto nos automóveis como nos motociclos durante as travagens, mas como?

    O sistema ABS impede principalmente que, durante uma travagem mais brusca, as rodas não deslizem/derrapem no asfalto. Como já se sabe, uma travagem provoca uma certa pressão em cada roda e é esta pressão que pode fazer a roda parar de rodar e começar a deslizar. Com um sensor de velocidade e pressão colocado em cada roda, estes conseguem analisar quando a pressão é suficiente para fazer a roda parar de rodar e começar a deslizar e, é nesta altura que o sistema ABS entra em ação, ao aliviar a pressão que o travão faz nessa roda e impedir que esta deslize diminuindo o risco de acidentes como este:




    É importante ainda frisar que este procedimento acontece em milésimos de segundo durante toda a travagem durante as 4 rodas em simultâneo.
    Já nas motas, apesar do procedimento ser o mesmo, este sistema é ainda mais importante pois não só permite que a distância de travagem diminua, também impede que a mota, ao deslizar, acabe por cair e magoar seriamente o motociclista.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.