Pesquisar aqui

domingo, 1 de novembro de 2020

Hackers, Phreakers e Pirates

A descoberta desses conteúdos está cada vez mais difícil devido ao uso de técnicas criptográficas, as quais permitem esconder a informação em textos ou outros documentos, enviando-os sem serem percetíveis.

Existe uma camada de "cybercriminosos" que, pela sua longa e ativa permanência no meio, merecem um destaque especial. Estes "cybercriminosos" existiam mesmo antes de a Internet se popularizar da forma como fez nas últimas décadas.

Assim, independentemente de partilharem o meio com muitos outros utilizadores "normais" (milhões e milhões, no caso da Internet), os h/p&p formam uma micro-sociedade que difere de todas as outras por ser mais invisível e resguardada. É esta invisibilidade que leva com que surjam definições para estes indivíduos.

Apesar do termo hacker ter sido usado desde os anos 50 para descrever programadores "free-lancer" e de tecnologia de ponta, essa conotação tem caído em desuso, dando lugar a uma outra que tem sido popularizada pelos media: hacker é aquele que obtém acesso não autorizado a um sistema de computadores.

No entanto, é frequente o uso da palavra hacker em qualquer tipo de crime relacionado com computadores.

O uso indiscriminado dos termos para referir as muitas e variadas formas não ortodoxas de uso de computadores tem sido contra a compreensão da extensão destas atividades. Podemos então dar as seguintes definições mais acuradas:

Hacker - Indivíduo associado especializado em obter acesso não autorizado em sistemas e redes de computadores;

Phreakers - Indivíduo associado especializado em obter informação não autorizada sobre o sistema telefónico;

Pirates - Indivíduo especializado em reunir e distribuir software protegido por copyright.


url : https://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_inform%C3%A1tico#Hackers,_Phreakers_e_Pirates (1/11/2020)

url da imagem : https://www.thetimes.co.uk/imageserver/image/%2Fmethode%2Ftimes%2Fprod%2Fweb%2Fbin%2Fefb36036-e3b4-11ea-8ecd-64fc41168b69.jpg?crop=3717%2C2091%2C183%2C177&resize=1180 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.