Pesquisar aqui

domingo, 1 de novembro de 2020

[IDS] Side projects: Cariogamia

    Nunca gostei de "não" fazer nada quando não estava a estudar, então sempre "inventava" um trabalho ou projecto para desenvolver relacionado ou não com a escola. Uma vez, para estudar os processos e conceitos que conduzem à formação de organismos embrionários humanos (replicação semi-conservativa, cilco de vida diplonte, cariogamia, reprodução sexuada, fecundação, meiose reducional e equacional) desenvolvi um programa simples que gerava, de forma aleatória, os cromossomas parentais e atribuía o valor -1,0 ou 1 para constituinte do par, de modo a criar os oitos gâmetas, escolher dois, criar o cariótipo do organismo resultante e exportar o ficheiro .CSV com as características. O importante era estudar a formação de gâmetas e estudar estruturas de dados que podiam solucionar os problemas que encontrava.
    Uma vez, alguém que respeito muito, perguntou qual tinha sido o meu melhor e mais desafiante projecto e eu, incapaz de escolher, enumerei os meus "side projects" por ordem cronológica. Ainda que não soubesse responder, tinha alguma coisa para responder! Provavelmente se não tivesse alguma resposta não teriam feito a pergunta! :)

"I don't care that they stole my idea... I care that they don't have any of their own" - Nikola Tesla

Para alguém que está perdido, pode ser útil pesquisar ideias de projectos... (ver https://www.codementor.io/@npostolovski/40-side-project-ideas-for-software-engineers-g8xckyxef)  ainda que para mim todo bom projecto inicia com uma abstração motivada pela mente, sem razões ou obrigatoriedades externas. 

Um exemplo do ficheiro .CSV exportado:

,Número do par de cromossomas,Características,Atributos
0,1,Alzheimer,"[[1], [0]]"
1,2,Cancro Colorretal,"[[1], [0]]"
2,5,Asma,"[[1], [-1]]"
3,11,Albinismo,"[[0], [1]]"
4,13,Cancro de Mama,"[[0], [0]]"
5,14,Alzheimer,"[[0], [-1]]"
6,15,Albinismo e Olhos Castanhos/Azuis,"[[-1, 1], [0, 1]]"
7,16,Cancro Colorretal e Cerrume e Pigmentação da pele,"[[1, 0, -1], [-1, 0, 0]]"
8,19,Alzheimer e Olhos Verdes,"[[1, 0], [1, -1]]"
9,20,Altura,"[[0], [1]]"
10,21,Alzheimer,"[[0], [1]]"
11,22,Transtorno Bipolar,"[[1], [1]]"
12,23,Cromossomas Sexuais,"['Y', 'X']"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.