Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

10 fotografias manipuladas mais conhecidas de história

01 Testes de Misseis no Irão em 2008 – A imagem foi difundida pelo site Sepah News e foi publicada em muitos meios de comunicação social, só mais tarde se percebeu que o terceiro míssil não tinha sido disparado (segunda foto), e é por isso um acrescento feito posteriormente à imagem (primeira foto).
cc3 300x193 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da Históriacc5 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
02 Maio 1970, fotografia vencedora prémios Pulitzer – Esta fotografia mostra Mary Ann Vecchio a gritar junto do corpo do estudante Jeffrey Miller na Universidade de Kent Sate, onde a guarda havia disparado contra uma manifestação, tendo morto quatro e ferido nove estudantes. Quando a fotografia foi publicada na Life Magazine, (a fotografia da esquerda, manipulada), nota-se que um poste situado mesmo atrás da cabeça de Mary Ann Vecchio foi apagado.
kentstate12 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
03 Capas de Imprensa de O.J. Simpson - No Verão de 1994 OJ Simpson era preso por suspeita dos homicídios da sua ex-mulher Nicole Smith e o seu amigo. A fotografia da sua detenção com o numero de detenção por baixo foi publicada por numerosas revistas, entre elas a Time e a Newsweek. As diferenças entre ambas as imagens são bastantes, sendo a da Time a imagem adulterada e a da Newsweek a imagem verdadeira e sem estar manipulada. A Time foi acusada de manipular a imagem, tornando através de filtros e mascaras de tornar OJ Simpson mais negro, e de colocar a placa com a numeração da detenção (em baixo) mais pequena.
oj 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
04 Fotografias de Stalin – Também Stalin apagava os seus inimigos das fotografias. Nesta fotografia o comissário Nikolai Ivanovich Yezhov (à esquerda de Stalin na primeira fotografia) depois de deixar de ser pessoa de confiança de Stalin foi removido da fotografia (na segunda fotografia).
02 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
05 George W. Bush em visita a uma Escola – Uma das imagens muito difundidas e usadas contra o presidente norte americano, sobretudo quando se trata de teorias da conspiração. A primeira fotografia, à esquerda, trata-se de uma montagem, já que as inúmeras imagens da imprensa que se encontrava nesse dia no local a fazer a cobertura mostraram e difundiram a segunda imagem como verdadeira, em que George W. Bush segura o livro correctamente.
george bush book school 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
06 Bombardeamentos no Líbano – Uma das imagens manipuladas que deram bastante que falar, foi esta feita em Agosto de 2006 num bombardeamento à capital do Líbano captado por um fotografo da Agência Reuters. Embora o fotografo de inicio tenha negado, as marcas de fumo negro visivelmente duplicadas e aumentadas no canto superior esquerdo da imagem, e também na zona superior direita embora não tão profundamente, denotam bem o uso da ferramenta “clone” do photoshop. A imagem chegou a ser difundida pela Agencia Reuters para todo o mundo, o que obrigou a explicações e pedido de desculpas dos responsáveis da Agencia. A segunda imagem é a imagem original sem alterações ou tratamentos.
cc8 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da Históriacc9 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
07 Lenine e Trotsky – A fotografia que se segue foi tirada em 7 de Novembro de 1919 na celebração do segundo aniversário da revolução de Outubro. No centro da imagem está Lenin com o tradicional gorro e sobretudo russos.  À sua esquerda está Trotsky de uniforme militar e óculos. Nesta altura Trotsky era a figura de destaque na Rússia. Mais tarde em 1967, Trotsky e três outros, (Kamenev, Khalatov e um desconhecido), seriam apagados da fotografia.
011 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
08 Tubarão e Helicóptero Militar – Uma das imagens mais difundidas pela Internet e através de e-mail’s sobretudo em 2001 como sendo um flagrante verdadeiro de um grande tubarão precipitando-se sobre um marine das forças norte americanas. A fotografia resulta da combinação de das duas imagens que se encontram em baixo, uma de um tubarão e outra de um helicopetero militar. A fotografia do helicopetero foi tirada em S.Francisco junto da Golden Gate Bridge, e a fotografia do grande tubarão branco foi registada na Africa do Sul.
helicopter23232 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da Históriashark23232 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
cc12 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
09 Fotografia de Abraham Lincoln – Este retrato bastante conhecido de Lincoln (à esquerda), é composto de uma fotografia da cabeça de Lincoln que foi retirada do retrato ao centro. Para compor a fotografia final e o corpo, foi usada outra fotografia do  politico sulista John Calhoun. Esta montagem foi feita porque Lincoln não tinha feito em vida nenhuma fotografia numa pose mais heróica.
lincoln1 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
10 Turista fotografado antes do impacto de um avião no W.T.C. – Uma imagem que surgiu algumas semanas depois dos atentados do 11 de Setembro contra as Torres Gémeas do World Trade Center. Apesar de ser uma excelente montagem, evidencia alguns erros; como poderia o turista estar tão descontraído e não ter ouvido o barulho do avião a aproximar-se já a tão curta distancia e altitude?!? Como poderia a câmara ter sobrevivido?!? Para além de tudo isto há ainda o principal que dá a imagem como falsa; o facto de o ponto de observação exterior se situar no topo da torre 2 (a torre a sul), apesar disso a foto mostra o lado norte, e no caso da torre 2, o avião colidiu com esta pelo lado sul e não pelo lado norte.
cc2 12 Fotografias Manipuladas mais Conhecidas da História
Autor: 
Data: 2/12/16

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.