Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Tire fotos noturnas ao céu com o D5500a Cooled

Se é fã de astrologia vai adorar esta notícia. Tirar fotografias ao céu não é tarefa fácil. Se já fez a experiência de usar a sua DSLR ou o seu smartphone topo de gama para apontar para o céu e tirar uma fotografia sabe bem do que se trata. Foi por este motivo que uma companhia italiana de astrofotografia chamada PrismaLuceLab decidiu lançar uma versão modificada da Nikon D5500 DSLR. Chamada de D5500a Cooled.

Qual o segredo para as fotos nocturnas?

Quem gosto de fotografias nocturnas sabe que o segredo para uma boa fotografia é um longo tempo de exposição. O grande problema é que vai demorar vários minutos, isto leva ao aquecimento do sensor da câmara que vai adicionar ruído digital à figura arruinando a sua fotografia. Esta câmara Nikon alterada a D5500a Cooled, usa um especial sistema de arrefecimento na parte traseira da câmara que vai arrefecer o sensor e reduzir o ruído durante a longa exposição das fotografias.



O sistema de arrefecimento permite reduzir a temperatura da câmara até 27ºC quando comparado com a temperatura ambiente. O que vai reduzir drasticamente o ruído como pode ver na imagem a baixo. Onde comparam uma fotografia com um ISO 6400 e sistema de arrefecimento sensor a -2ºC (esquerda) e sem com o sensor a 20ºC(direita).



O arrefecimento do sensor da câmara pode levar a aparecer humidade na câmara. Como tal a D5500a Cooled uma um sistema de aquecimento direcionado, chamado anti-dewing, que vai evitar que este problema ocorra.

O sensor de arrefecimento conta com um ecrã que mostra a temperatura do sensor, a temperatura pretendida, a velocidade da ventoinha de arrefecimento e a intensidade do sistema de anti-dewing. Como seria de esperar estes parâmetros podem ser alterados, através de botões touch.


Quais os principais senão da D5500a Cooled?

Como se pode observar nas imagens da D5500a Cooled, o peque refrigerador incluído na mesmas vai trazer bastante peso adicional e tornar a câmara menos compacta.

Por outro lado este sistema de arrefecimento necessita de muita energia para funcionar. Um adaptador de 12V vai ter de ser usado para alimentar o mesmo. Como o consumo da bateria da câmara também vai ser mais elevado existe um adaptador que pode ligar a saída de 9V do sistema de arrefecimento e inserir no compartimento da bateria dá câmara alimentando assim todo o sistema.







A Nikon D5500a Cooled está agora disponível no site da PrismaLuceLab um custo de 2190€. Para comparação a Nikon original custa cerca de 600€.



Consultado em: 28 Nov 2016

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.