Pesquisar aqui

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fotografia de Retratos - 8 Dicas Simples

Como melhorar a sua fotografia de retratos

Muitos fotógrafos iniciantes sentem-se intimidados com a ideia de retratar pessoas.Afinal, capturar em uma fotografia toda a personalidade de alguém, as suas expressões, os gestos e nuances realmente pode parecer uma tarefa impossível.Ma a verdade é que qualquer um é capaz de tirar bons retratos, basta um pouco de treino e organização. Para ajudar, explico 8 dicas simples que o vão ajudar a levar a sua Fotografia de retratos para outro nível.

Kat Irlin


1ª Dica - A utilização de uma lente Adequada 

Não existe apenas um tipo de lente para a fotografia de retratos, mas existem tipos mais adequados para situações específicas.Uma lente telefoto pode "achatar" as proporções do sujeito, enquanto uma grande angular pode exagerar as feições, fazendo o retrato parecer uma caricatura.Em geral, o mais comum são lentes entre 50mm e 100mm.
Outro atributo importante é a abertura do diafragma da lente.Quanto mais aberto, maior será o desfoque que você conseguirá obter.Desfocar o fundo é essencial na fotografia de retratos, pois atrai toda a atenção para o sujeito da foto.
Uma boa dica para quem é iniciante e não quer gastar muito dinheiro em equipamentos, é adquirir a famosa lente de 50mm.Além de possuir uma boa abertura,a sua distância focal aproxima-se da visão humana, tornando-a assim ideal para retratos "realistas".

Brandon Woelfel
2ª Dica - Foque-se nos Olhos

Ao fotografar retratos, quase sempre é desejável que o foco esteja nos olhos do modelo.Uma fotografia pode ter iluminação e composição perfeitas, mas se os olhos estiverem desfocados, o resultado final deixará a desejar. Tome especial cuidado se estiver a utilizar o diafragma muito aberto, pois as menores mudanças de posição podem resultar num desfoque indesejado.

Kat Irlin

3ª Dica - Faça Fotos Mais Claras

Até as melhores fotografias podem parecer enfadonhas e sem vida quando são subexpostas. O olho humano é atraído naturalmente para imagens claras. Portanto, um pouco de brilho pode tornar as suas fotografias muito mais vivas e atraentes. É claro que existem exceções para esta regra mas,na dúvida, é melhor superexpor um pouco as suas fotos.

Kat Irlin  

4ª Dica - A expressão é tudo

A expressão (tanto a facial como a corporal) do seu modelo pode alterar drasticamente uma fotografia.
Poses forjadas e sorrisos padronizados criam fotos com uma aparência artificial.Os melhores retratos são honestos e com emoção genuína. Expressões reais fazem com que as pessoas nas suas fotos pareçam mais verdadeiras.

Brandon Woefel


5ª Dica - Tente ajudar o seu modelo a relaxar

Não se esqueça que está a fotografar uma pessoa, se o seu modelo estiver tenso, não tenha dúvidas de que isso vai transparecer nas fotografias. 
As melhores fotos ocorrem quando os modelos estão descontraídos e esquecem que estão sendo fotografados.
Aconteça o que acontecer, nunca diga para uma pessoa tensa que esta deve relaxar. Isto só a vai deixar mais ansiosa.Naturalmente converse e conte histórias, faça piadas(sem exageros).Se possível, coloque uma música para o ambiente.

Kat Irlin

6ª Dica - Evite o Sol muito forte

Luzes duras e diretas são um grande problema para a fotografia de retratos. O sol forte do meio-dia cria todo tipo de situações indesejadas, como quando a luz bate nas sobrancelhas e escurece os olhos(como falado anteriormente os olhos são uma parte muito importante do retrato). Pode minimizar estes problemas com um rebatedor, mas a verdade é que as luzes mais suaves e difusas são quase sempre as melhores. Dias nublados são ótimos para retratos, pois as nuvens agem como um difusor natural. Além disso, sair de casa cedo para fotografar na hora mágica pode ser um recompensador e proporciona uma iluminação excepcional.

Brandon Woefel

7ª Dica - Planeie com Antecedência

Decida onde e quando será feita a sessão. Faça uma lista de coisas que não podem faltar (equipamentos, roupas, acessórios) e confira todas essas coisas antes de sair de casa. Tenha alguma ideia de quais poses quer fotografar e, se possível, imprima as suas ideias para direcionar o modelo.
Em caso de fotos externas, não se esqueça de conferir a previsão do tempo e tenha sempre um plano B.

Kat Irlin

8ª Dica - Não exagere na edição

A edição é uma etapa muito importante no trabalho de um fotógrafo. Muitas fotos que à primeira vista parecem sem graça podem ficar ótimas após alguns pequenos ajustes no Photoshop. Entretanto, o oposto também é verdadeiro. O excesso de edição pode transformar uma boa foto em algo artificial e pasteurizado.
Quando chegar a altura de editar os seus retratos, não há problema algum em fazer correções de cor, exposição ou remover algumas borbulhas se desejar. O problema é que muitos fotógrafos abusam destas ferramentas e tornam o sujeito da fotografia praticamente irreconhecível.
Como tal tome cuidado especialmente na hora de fazer alterações na pele das pessoas para sempre manter uma textura natural(para a mesma não ficar a parecer uma borracha).




Site consultado no dia 1 de Dezembro:www.fotografiaprofissional.org/fotografia-de-retratos-dicas/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.