segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Aplicação que facilita a vida de pessoas daltónicas



Criada por dois engenheiros da Microsoft, a aplicação “Color Binoculars” [Binóculos de cor] permite ajustar as cores, facilitando aos daltónicos a sua distinção. Agora já não precisa de lentes ou óculos especiais, desde que tenha um iPhone ou um iPad.


Em resumo, a aplicação, desenvolvida por Tom Overton e Tingting Zhu, ajuda os “daltónicos a distinguir cores no seu dia-a-dia”. Na prática, “usando a câmara do iPhone, a ‘Color Binoculars’ ajusta as cores que vê para substituir combinações difíceis, como vermelho e verde, por outras mais fáceis de distinguir, como rosa e verde”, pode ler-se na descrição da app na loja o iTunes, onde é possível descarregar a mesma. A aplicação está preparada para “as três formas mais comuns de daltonismo”.

Overton e Zhu tiveram a ideia de construir a ‘Color Binoculars’ em 2015, tendo depois levado o projeto para a Microsoft Garage, uma incubadora da gigante tecnológica onde os funcionários são incentivados a desenvolver os seus projetos pessoais.

O único senão é que esta app ainda só está disponível para iOS, ou seja, para quem tem um iPhone ou iPad.

Tom Overton é daltónico e ao Quartz explicou como a aplicação funciona: “Por exemplo, uma vez que tenho dificuldade em distinguir entre o verde e o vermelho, a nossa app torna os vermelhos mais brilhantes e os verdes mais escuros, para que a diferença seja mais óbvia”.

No fundo, esta aplicação aplica filtros às imagens captadas com a câmara do iPhone e oferece três opções ao utilizador: vermelho/verde; verde/vermelho; azul/amarelo.

“Quando cozinho preciso de deixar a carne castanha, então posso usar a app de forma a que ela me diga se a carne já não está rosa”, exemplifica Overton.

O daltonismo afeta, aproximadamente, 1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres no mundo. Há várias razões para se ser daltónico, mas a mais comum é genética (herdada da mãe), ainda que algumas pessoas possam sofrer de daltonismo por causa de doenças como diabetes e esclerose múltipla. O envelhecimento e alguma medicação podem também provocar daltonismo.


Fonte: http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/e-daltonico-uma-fotografia-e-uma-aplicacao-
podem-facilitar-muito-a-sua-vida

Consultado a 5 de Dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário