Pesquisar aqui

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SEGREDOS PARA DESFOCAR O FUNDO DE UMA FOTO




Quem exerce a fotografia por profissão ou hobby sabe que um dos artifícios mais usados é desfocar o fundo de uma foto, que dá a imagem um efeito muito bonito. Essa estratégia utilizada depende do seu tipo de câmera e do passo a passo para conseguir esse destaque.

Quando se trata do tipo de câmera utilizada para conseguir esse efeito, na verdade está se falando da qualidade da lente que seu dispositivo possui. Entretanto, a câmera não precisa ser profissional, mas quanto mais avançada for, melhor será esse resultado.

Outro ponto importante é o passo a passo que se deve realizar para se obter o desfoque da imagem, que também vai depender da distância focal, da distância entre o objeto e a lente, da abertura do diafragma, da distância entre assunto, tamanho do sensor e fundo e tipo de lentes usadas.

Para você conhecer mais sobre esse segredo para desfocar o fundo de uma foto confira algumas dicas importantes e continue lendo o nosso artigo, pois iremos lhe apresentar todas essas informações.

O PASSO A PASSO PARA DESFOCAR O FUNDO DE UMA FOTO

Para quem ainda não conhece essa técnica, a parte desfocada da foto, que também é chamada de bokeh, consiste quando queremos que um objeto ou assunto seja colocado em foco e o todo cenário e fundo atrás dele fique embaçado.

Dessa maneira, para se conseguir desfocar o fundo de uma foto é necessário levar em consideração alguns fatores, como por exemplo:

  • Distância focal: o fotógrafo deve saber que quanto maior a distância do foco de uma lente, a profundidade de campo será menor. O resultado dessa aplicação se dá em um menor desfoque quando se focaliza o assunto uma grande angular.
  • Distância entre assunto e lente: se o fotógrafo está perto do objeto ou assunto, a profundidade de campo será menor, com isso, o resultado que se tem é um fundo mais desfocado.
  • Abertura de diafragma: nesse processo, também deve considerar a abertura do diafragma como essencial para se conseguir o efeito. Por exemplo, quando se utiliza uma abertura maior o fundo se torna mais embaçado, o que se torna contrário quando utilizamos uma abertura menor.


  • Distância entre assunto e fundo: outro ponto importante para desfocar o fundo de uma foto é considerar a distância. Então, se o fundo estiver longe do alcance do foco da máquina, mas desfocada a imagem irá ficar.
  • Lentes usadas: quando se utiliza de lentes de câmeras que apresentam distância focal de 50 mm ou mais, o desfoque da imagem ficar maior e o objeto será aproximado na imagem.
  • Tamanho do sensor: as câmeras normalmente apresentam dois tamanhos de sensores, que apesar de não terem influência direta na profundidade do campo, esse componente irá definir o campo de visão da lente.


Dessa forma, o fotógrafo além de saber dessas dicas deve apresentar uma câmera que tenha o modo manual, permitindo o ajuste de abertura, mas não a ponto de contar com um aparelho profissional, já que é possível utilizar de câmeras mais tradicionais e com esse recurso para se obter o efeito desejado.

Na prática, esse conjunto de informações pode parecer confuso, mas para conseguir esse efeito é necessário apenas desfocar o fundo de maneira simples. O exercício constante irá levar aos resultados desejados, apesar de algumas técnicas não serem mais complexas para utilizar.

Agora, para quem ainda assim não consegue usar desses recursos para desfocar o fundo de uma foto, diversos aplicativos e programas de edição fotográfica estão disponíveis para download na internet. Basta realizar uma rápida pesquisa para encontrar o que melhor atende as suas necessidades.

Essas são algumas orientações de como desfocar o fundo de uma foto e obter um resultado muito desejo pelos profissionais da fotografia e amantes desse tipo de trabalho. Lembre-se que a prática é essencial para que cada vez mais esse registro se torne aprimorado e resulte em boas fotografias.

Fonte: http://blog.emania.com.br/desfocar-o-fundo-de-uma-foto/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.