Pesquisar aqui

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

G4, Galaxy S6 ou iPhone 6: Qual smartphone tem a melhor câmera?

Smartphones são dispositivos convergentes, ou seja, eles fazem diversas coisas que, no passado, estavam distribuídas em vários dispositivos. Uma delas é tirar fotos e gravar vídeos. Com o avanço da miniaturização e das técnicas para elevar a qualidade dos resultados, os modelos topo de linha já rivalizam em pé de igualdade com câmeras dedicadas de entrada. Entre esses, qual o melhor?

Este comparativo engloba três dos melhores smartphones da atualidade: Galaxy S6, da Samsung; G4, da LG; e iPhone 6, da Apple. Os dois primeiros foram lançados no primeiro semestre de 2015 e o da Apple, no final de 2014 — uma atualização, que tornará este nosso exercício obsoleto, está bem próxima.

Os testes que fiz com os três seguem a filosofia do Manual do Usuário: com todos em mão, saí por aí tirando três fotos de cada situação, com cada smartphone, a fim de escolher a melhor e, depois, compará-la às demais. Tentei explorar vários cenários — fotos noturnas, com muitos detalhes, em ambientes fechados e abertos, com bastante luz e o mínimo possível. Não é um comparativo técnico, embora tenha considerado algumas especificidades de cada câmera.
Tabela de especificações

O que faz uma câmera ser boa vai muito além da resolução — este é apenas um desses muitos fatores e nem é o mais importante. Há variáveis como tipo e tamanho do sensor, abertura da lente e distância focal, além do pós-processamento que “transforma” a luz captada num arquivo digital pronto para ser visualizado, editado e/ou compartilhado.

Essa fase seguinte à captação, a do pós-processamento, é de suma importância e, ao mesmo tempo, uma caixa-preta: a gente sabe que acontece, mas não sabe os detalhes de cada fabricante. É aí, inclusive, que smartphones com especificações quase idênticas podem se distanciar drasticamente.

Veja a tabela comparativa:
Fontes: AnandTech, GSMArena.

Repare como o iPhone 6 tem números mais tímidos que os dos seus rivais. Mesmo assim, ele entrega fotos tão boas que o garantem num comparativo direto. E note, também, como G4 e Galaxy S6 são parecidíssimos em suas especificações, mas na prática geram resultados com diferenças visíveis.

Isso vale para qualquer outro componente de um gadget moderno: números crus não contam toda a história. É preciso levar em consideração o contexto e outras características a fim de aferir se algo é bom ou não.
Viewfinder, foco e velocidade

Todas as fotos foram feitas com os apps padrão para fotografar de cada aparelho. Embora o Android tenha um feito pelo Google, LG e Samsung não utilizam ele. Em vez disso, desenvolvem seus próprios apps, que acabam extraindo melhor os recursos mais avançados que o conjunto da câmera oferece, como modo super câmera lenta (Galaxy S6) e os controles manuais totalmente livres (G4).

Em 2015, como abordei nas análises dos dois Android aqui citados, as fabricantes sul-coreanas deram uma amenizada no verniz passado no Android. Se em anos anteriores a ideia de “quanto mais, melhor” abarrotava o sistema e, consequentemente, o app da câmera, nas versões desse ano as coisas estão menos carregadas, mais intuitivas e práticas de usar.
Review do G4.
Review do Galaxy S6.iPhone.

Esse trabalho de contenção ainda não alcança, porém, a simplicidade da câmera do iPhone. O app da Apple é mais limitado, mas é bem fácil de usar e, mais importante que isso, extremamente consistente. Os atos de focar e apertar o disparador são rápidos e confiáveis, e, somados à simplicidade do app, tornam essa experiência a mais tranquila, livre de fricção dos três.Galaxy S6.

O app do Galaxy S6 está mais enxuto e o foco ficou muito rápido. Neste aparelho, a Samsung parece ter trabalhado muito em velocidade, do acesso à câmera, feito com dois toques no botão Home (o melhor atalho que já usei), ao foco e disparo, dois pontos historicamente problemáticos no Android que — pela primeira vez, até onde me lembro — chegaram a um patamar onde não atrapalham.G4.

Já o G4 tenta agradar a todos. Ele tem três modos de câmera: um simples, que some com todas as opções do viewfinder; outro automático (acima), o padrão em qualquer smartphone; e um totalmente manual, que dá acesso à velocidade do obturador, equilíbrio de branco, ISO etc. e permite fazer fotos que seriam impossíveis de outra forma. Infelizmente o foco a laser, tão destacado pelo marketing da LG, não é tão bom quanto se esperaria. Nesse aspecto, o G4 fica atrás dos seus concorrentes diretos.

Mesmo com abordagens diferentes, ainda assim todos os três são prazerosos de serem usados como câmeras. Todos têm telas absurdamente boas e entregam fotos muito bonitas em praticamente qualquer condição. Duvida? Vamos vê-las.
Comparativo de fotos

Você notará algumas diferenças além da qualidade de imagem. O iPhone fotografa na proporção 4:3, enquanto que os Android, em 16:9. “Qual é melhor?” é uma daquelas perguntas respondidas com “depende”, então não se prenda a isso. Outra diferença bem destacada é a captação de luz em situações noturnas. As lentes mais claras do G4 e Galaxy S6 fazem a diferença, resultando em imagens melhor iluminadas quando não há abundância de luz.

Neste exemplo isso fica bem claro:G4. f/1,8, 1/17s, ISO 800. Redimensionada para 742×417.Galaxy S6. f/1,9, 1/10s, ISO 640. Redimensionada para 742×417.iPhone 6. f/2,2, 1/15s, ISO 400. Redimensionada para 742×557.

O canteiro central e a parte superior dos prédios ficam mais claros (mais fiéis à situação real) nos dois primeiros exemplos. E, embora eu goste bastante do resultado do Galaxy S6, ele é o que apresenta mais ruído. Entramos, aqui, naquela área pouco explorada das fotos em tamanho natural e sob olhar rigoroso.

O sharpening e o pós-processamento do G4 quase passam do ponto, mas, no fim, compõem uma ótima imagem. Já o iPhone passa bem nesses dois aspectos, mas além de ser a foto mais escura, dá um “tone down” talvez exagerado no amarelamento da iluminação quente da via. Veja no detalhe:G4. Crop de 100%.Galaxy S6. Crop de 100%.iPhone 6. Crop de 100%.

Antes que alguém pergunte por que a do iPhone parece com menos zoom, é esse o efeito que a resolução, os megapixels, têm na fotografia. Quanto mais megapixels, maior a imagem em tamanho natural; eles exigem mais espaço de área visual, logo resultam em imagens visualmente maiores.

Os nossos três smartphones geram arquivos nas seguintes dimensões:
G4 e Galaxy S6: 5312×2988 (16 megapixels)
iPhone 6: 3264×2448 (8 megapixels)

Um megapixel equivale a cerca de um milhão de pixels. Pegue o iPhone, faça a conta (3264 * 2448), e você terá 7990272 — ou seja, cerca de oito milhões de pixels, ou 8 megapixels. Já 5312 * 2988 resulta em 15872256, quase 16 milhões de pixels, 16 megapixels. Legal, né?

Deixando a matemática de lado, vamos agora a um ambiente totalmente oposto àquele do primeiro exemplo: de dia, com o auxílio da força do Sol do meio da tarde. Iluminação natural é sempre melhor, já que… bem, o Sol, mesmo a milhões de quilômetros, costuma entregar mais luz do que as lâmpadas que usamos em casa. Veja estas flores:G4. f/1,8, 1/387s, ISO 50. Redimensionada para 742×417.Galaxy S6. f/1,9, 1/404s, ISO 40. Redimensionada para 742×417.iPhone 6. f/2,2, 1/628s, ISO 32. Redimensionada para 742×557.

O iPhone 6 teve a foto com melhor definição das três, mas as flores ficaram com cores bem mais fortes nele. O G4 teve o problema inverso: cores meio desbotadas em comparação, especialmente as folhas verdes da planta. Neste comparativo o Galaxy S6 se saiu com a foto mais equilibrada: cores bonitas, definição à altura do iPhone, talvez um pouco de brilho excessivo, mas ainda assim uma boa foto.

Outra à luz do dia? Ok, mas vamos elevar o grau de dificuldade. Agora, o cenário é contra o Sol, o que costuma ser problemático mesmo com câmeras dedicadas — a incidência dos raios solares é bem complexa para o sistema das câmeras. Ativei o modo HDR e as registrei, mas mesmo com ele em funcionamento, G4 e iPhone 6 tiveram dificuldades em lidar com a situação:G4. f/1,8, 1/197s, ISO 50. Redimensionada para 742×417.Galaxy S6. f/1,9, 1/364s, ISO 40. Redimensionada para 742×417.iPhone 6. f/2,2, 1/380s, ISO 32. Redimensionada para 742×557.

Nesse exemplo o Galaxy S6 se distancia consideravelmente dos demais: a foto ficou bem iluminada, com cores vivas e menos sombras “duras”.

A essa altura já dá para ver padrões se desenhando:
O G4 aposta num sharpening pesado que (obviamente) ajuda a dar definição, só que nem sempre de um jeito natural. Isso acaba gerando menos artefatos, mas esses, mais protuberantes.
O Galaxy S6, por sua vez, pega mais leve no pós-processamento e acerta com mais frequência nas cores e equilíbrio de branco.
Já o iPhone 6 tende para cores mais saturadas e brilhantes, e equilibra exemplarmente os níveis de sharpening e ruído, mas sofre com fotos escuras comparadas às dos Android.

O detalhe das fotos acima permite ver essas tendências:G4. Crop de 100%.Galaxy S6. Crop de 100%.iPhone 6. Crop de 100%.

A próxima situação é um meio termo: iluminação artificial. E com pessoas, que são objetos especiais de serem fotografados. Observe:G4. f/1,8, 1/30s, ISO 150. Redimensionada para 742×417.Galaxy S6. f/1,9, 1/24s, ISO 100. Redimensionada para 742×417.iPhone 6. f/2,2, 1/30s, ISO 160. Redimensionada para 742×557.

Novamente, o Galaxy S6 se destaca. A iluminação e, consequentemente, a pele das pessoas ficaram menos amareladas — e nem era o caso de lâmpadas incandescentes, como nas fotos noturnas do início do comparativo. O iPhone 6 foi o que apresentou tonalidades mais quentes, e o G4, mantendo a consistência, desbotou um pouco as cores.

Outra situação do tipo:G4. f/1,8, 1/30s, ISO 150. Redimensionada para 742×417.Galaxy S6. f/1,9, 1/30s, ISO 125. Redimensionada para 742×417.iPhone 6. f/2,2, 1/30s, ISO 100. Redimensionada para 742×557.

Fonte: https://www.manualdousuario.net/g4-galaxy-s6-iphone-6-melhor-camera/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.