terça-feira, 6 de dezembro de 2016

7 Dicas de como tirar fotografias com o seu Smartphone

Alguns fotógrafos afirmam que uma boa câmera e boas lentes são essenciais para criar fotografias com qualidade profissional. 
Outros argumentam que o equipamento não faz o fotógrafo, e que é possível fotografar bem até com a câmera do seu smartphone.
Seja de que maneira for, o facto é que nem sempre temos uma DSLR à mão para registrar o momento.
De seguida apresento 7 Dicas de como tirar fotos com o seu telemóvel.


1ªDica - Altere as configurações da câmera
Isto pode parecer óbvio, mas explore o menu de configurações antes de sair para fotografar tudo.
Verifique se a qualidade das fotografias está no máximo, já que muitos telemóveis e tablets limitam a resolução da câmera para preservar memória.Além disso, identifique todas as funções dos botões, descubra a melhor maneira de fazer foco e estude os controles.
Muitas câmeras de telemóvel demoram um pouco para tirar a fotografia depoi de ter carregado no botão.Se esse for o caso, é melhor saber de antemão para não ter nenhuma surpresa desagradável.



2ªDica - Não utilize o zoom, aproxime-se
 A maior parte das câmeras de telemóvel usa o zoom digital, isso significa que elas extrapolam a imagem para criar uma ilusão de zoom, o que faz com que muitos detalhes se percam, prejudicando a qualidade das fotos.
O recomendado é chegar o mais próximo possível do objeto que deseja fotografar, já que isso também ajudará a desfocar o fundo.




3ªDica - Evite os cenários com pouca Luz
Na falta de luz, o telemóvel tentará compensar de alguma maneira, seja aumentando o tempo de exposição ou o ISO. Se não houver jeito de adicionar luz à cena, tente deixar o telemóvel apoiado em alguma superfície estável, mas lembre-se que isso não funciona se o objeto da foto se estiver a mexer.



4ªDica - Experimente todos os ângulos possíveis
Fotos com o telemóvel oferecem uma mobilidade muito maior que com as câmeras DSLR, o que significa mais liberdade para experimentar com ângulos, tanto da câmera quanto do objeto. Tire um tempo para descobrir a melhor luz e o lado mais interessante da cena.




5ªDica - Tenha bastante memória disponível
Muitas vezes é necessário tirar diversas fotos e depois escolher as suas favoritas.
Alguns Smartphones possuem entrada para cartão memória, o que ajuda a não ocupar todo o armazenamento interno com fotos.Mas se o seu não for um deles, pode sempre experimentar usar um serviço de backup em nuvem para não se preocupar com fotos antigas.


6ªDica - Edite as suas fotografias
Fotos tiradas com um telemóvel podem melhorar consideravelmente com uma pequena edição. Provavelmente não será capaz de fazer montagens e edições avançadas no telemóvel, mas muitas aplicações oferecem ótimas ferramentas para correção de cor, exposição, contraste e outros ajustes básicos.
Só não exagere e evite filtros.Os filtros do Instagram , por exemplo, já estão batidos e acabam deixando todas as imagens com a mesma aparência.



7ªDica - Mantenha a lente limpa e desobstruída
O manuseamento constante dos smartphones pode deixar a lente suja ou embaciada, o que afeta a qualidade das fotos.
Manter uma lente limpa é essencial para fotografias mais nítidas.Além disso, evite usar capas e acessórios que cubram a lente, mesmo que parcialmente, pois podem atrapalhar o foco.




Site consultado no dia 1 de Dezembro: http://www.fotografiaprofissional.org/como-tirar-fotos-com-celular/

Sem comentários:

Enviar um comentário