Pesquisar aqui

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Fotografia Subaquática, alguns conselhos

 Fotografia subaquática, é um estilo de fotografia, no qual disparamos dentro de água numa imersão ou mergulho, requerendo alguma experiência neste campo. Ao início este fascinante estilo pode parecer inalcançável por o meio ambiente aquático exigir capacidade de adaptação e ser dispendioso, devido ao preço dos equipamentos especializados para ambientes marinhos (adaptados à grande pressão exercida pela água, p/ ex.).


 No entanto, para os interessados em fotografia subaquática Scott Gielter, um mergulhador e fanático pela fotografia, expôs algumas das suas principais técnicas e conselhos para os principiantes, de forma a facilitar a sua integração neste estilo único.

 Tratando-se de um ambiente com pouca luminosidade, o uso do flash é quase obrigatório, de preferência no modo "forced flash", podendo também fotografar com a luz natural desde que não nos encontremos a profundidades muito elevadas, e que caso o façamos, o procuremos fazer de costas voltadas para o sol. Devemos sempre procurar ter a maior resolução de fotografia possível, começando portanto com o ISO a 100, e com uma velocidade de obturação de 1/30s para sujeitos estáticos, 1/60s para sujeitos que se movem lentamente e 1/125s para sujeitos rápidos. Quanto ao foco, é melhor procurar colocá-lo no modo "spot focus", de forma a se focar com grande rapidez., procurando sempre ter como prioridade a focagem dos olhos do que pretendemos fotografar.º


  No ato de fotografar,  é aconselhado que o façamos a uma distância máxima de 30 centímetros, pois a água acaba por retirar algum contraste e cor à fotografia, quanto mais nos afastamos do sujeito. Por isso, de forma a facilitar a edição posterior, devemos tentar fotografar em RAW, apesar de se tratar de um formato bastante espaçoso. Finalmente, Scott fala também da composição das fotografias, recomendando a tiragem de baixo para cima, num ângulo a nosso gosto - esta parte requer prática.


 Scott refere por fim que apesar de no início pode parecer intimidador o preço e a quantidade de equipamento necessário, e requerer alguma prática de mergulho, este tipo de fotografia se revela bastante acessível, bastando haver dedicação e persistência por parte do fotógrafo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.