Pesquisar aqui

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Como criar fotos mais nítidas no Photoshop

Existem diferentes maneiras de tornar suas fotografiasum pouco mais nítidas. E se você ainda não entende o que isso significa, basta lembrar daquela foto tremida, borrada ou embaçada que você tirou na festa com amigos. Felizmente, a solução para fotos sem nitidez está ao alcance de alguns cliques para quem usa o Photoshop.

Unsharp Mask – O Photoshop conta com vários filtros cujo objetivo é melhorar a nitidez das fotos, mas poucos são indicados para o uso no dia a dia, como o Unsharp Mask. O filtro possui três parâmetros básicos: Amount, Radius e Threshold.

O primeiro define o quão aparente o efeito de sharpening (aumento de nitidez) será na foto, enquanto o segundo e terceiro parâmetro regulam a forma com que o filtro se espalha na imagem.
Unsharp (Foto: Reprodução)

É difícil chegar a um parâmetro específico para o uso do Unsharp Mask, e tudo depende mais da experimentação do próprio usuário. Mas é bom seguir algumas dicas.

Em primeiro lugar, o efeito fica mais ou menos aparente dependendo do tamanho da imagem. Se a foto tiver muitos megapixels, será necessário aumentar o parâmetro Radius, mantendo um equilíbrio com o Amount. Já o Threshold funciona melhor com valores baixos, dependendo da quantidade de detalhes presentes na imagem tratada.
Unsharp Mask (Foto: Reprodução)

Smart Sharpen – Pode ser considerado uma evolução do Unsharp Mask, pois além dos parâmetros de Amount e Radius, ele também possui opções para tipos específicos de desfoque.

No menu Remove é possível escolher entre as opções Gaussian Blur, que funciona de forma semelhante ao Unsharp Mask, Lens Blur, que tenta corrigir problemas de foco cuja origem é a lente da sua câmera, e o Motion Blur, que permite a recuperação de fotos levemente tremidas.
Smart Sharp (Foto: Reprodução)

As mesmas dicas oferecidas quando ao Unsharp Mask se aplicam aqui, com a diferença de que agora é possível recuperar a nitidez de fotos com problemas bem específicos.

Outra vantagem deste modo é poder salvar suas configurações com a ajuda do menu Settings. Assim, é possível usar a mesma regulagem em fotos diferentes, sem ter que decorar quais parâmetros você utilizou antes.
Smart Sharp (Foto: Reprodução)

Sharpen com High Pass – Mas se você quer gastar um tempo extra no tratamento das suas fotos, então talvez você queira conferir esta técnica. Na verdade, ela utiliza um filtro chamado High Pass. O que você precisa fazer é o seguinte:
High Pass (Foto: Reprodução)

Duplique a camada com a imagem que você deseja melhorar a nitidez. Existem duas maneiras fáceis de fazer isso: clicar com o botão direito e escolher a opção “Duplicate Layer...” ou usar o atalho Ctrl+J para usuários do Windows ou Command+J no Mac.
High Pass (Foto: Reprodução)

Com a camada recém-criada selecionada, entre no menu Filter, Other e selecione High Pass. Existe apenas um parâmetro a ser alterado, o Radius. A dica aqui é utilizar valores bem baixos, algo em torno de 0,3 ou 0,4. Clique em Ok.
High Pass (Foto: Reprodução)

Com tudo pronto, basta escolher a camada já com o filtro aplicado e mudar o Blend Mode de Normal para Hard Light. Automaticamente as cores da imagem voltarão e seus detalhes estarão mais nítidos.

Se você não estiver satisfeito com o resultado, basta refazer os passos anteriores, escolhendo um valor mais alto no parâmetro Radius durante o uso do High Pass.
High Pass (Foto: Reprodução)

Qual é o melhor método?

No fim, tudo vai depender de quanto tempo disponível você tem. Se o ajuste precisa ser rápido, o filtro Unsharp Mask pode ser a melhor solução.

Se você precisa tornar mais nítido uma foto com algum problema mais específico, é melhor usar o Smart Sharpen. Por outro lado, os resultados são mais precisos com o High Pass, apesar de exigir mais prática e tempo durante a execução da técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.