Pesquisar aqui

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Canon vs Nikon

NIKON VS. CANON: QUEM GANHA?


“Qual marca é melhor? Nikon ou Canon?” Tenho certeza que você já fez essa pergunta a si mesmo ou a uma pessoa que entendesse mais do assunto, tô certo? Se engana quem pensa que a resposta é simples. Na verdade ela é mais uma incógnita, um dos maiores dilemas do mundo da fotografia, e ninguém sabe responder ao certo, afinal ambas são ótimas marcas, fato incontestável.

Pra você ter uma ideia, a concorrência Nikon vs. Canon na fabricação de câmeras DSLRs se tornou tão acirrada com o passar dos anos que hoje as duas chegaram ao ponto de serem praticamente equivalentes. É claro que o lançamento de um novo modelo ou as ações feitas em determinado ano podem deixar a Canon na frente, do mesmo jeito que podem fazer a Nikon disparar, mas no fim das contas, acredite, elas acabam voltam para o ponto de partida, sem muitas diferenças. Fala sério, você consegue diferenciar no olho uma foto feita com uma Canon e outra com uma Nikon?

Então como decidir qual marca escolher na hora de comprar uma câmera profissional de entrada ou mais avançada? A decisão depende única e exclusivamente de v-o-c-ê.


EMILY CAIN

Primeiro, saiba ou relembre um dos princípios mais importantes da fotografia: quem fotografa é o fotógrafo, não a câmera. É por isso que você vê pessoas entendidas e com olhar apurado fazendo fotos incríveis com câmeras de bolso, compactas e celulares; tendo uma lente já é o suficiente! Moral da história: não pense que comprando de uma marca considerada “melhor”, suas fotos vão sair igualmente “melhores”, porque equipamento não é nada sem a pessoa que o controla.

Segundo: procure conhecer pelo menos uma câmera da Canon e outra da Nikon. Pegue, fuce os menus, veja qual você acha mais confortável de segurar e configurar. Parece brincadeira, mas isso pode ser decisivo, porque não é legal usar um trambolho que você não tem afinidade, não consegue encontrar nem onde muda a resolução das fotos. Eu por exemplo, consigo trabalhar muito melhor com a Canon, acho as câmeras mais leves ergonômicas e com botões e menus mais interativos. Mas isso vai de cada um, não adianta seguir minha opinião porque sua experiência pode ser bem diferente, ok?


ANNIE HALL

Por último, seja sensato: se for comparar especificações, compare com câmeras da mesma categoria em cada marca. Uma top de linha da Canon vai ser bem melhor que uma DSLR de entrada da Nikon, e assim o contrário. Exemplos de câmeras na mesma linha: Canon T3 – Nikon D3100 e Nikon D5100 – Canon T3i.

Seguindo esses três passos (principalmente o segundo), você com certeza vai encontrar a marca ideal que sua futura câmera deve ter. Lembre-se sempre de pesquisar sobre algum modelo pretendente, ler reviews, enfim, se informar bastante antes de decidir, porque é um bom investimento em jogo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.