Pesquisar aqui

domingo, 4 de dezembro de 2016

Significado das letras que se encontram nas lentes das máquinas fotográficas Canon

FD - Manual Focus - Focagem Manual

Lentes FD são as lentes de foco manual da Canon. Possuem um sistema de alavancas e pinos mecânicos que transmitem informações de abertura para o corpo da câmara. Mas, por isso, não podem ser utilizadas diretamente em câmaras da linha EOS. Para essas, é preciso um adaptador próprio.

EF - Electro Focus - Focagem eletrónica 

Criado pela Canon em 1987, é um sistema totalmente eletrónico de transmissão de informações da lente para o corpo da câmara, desenhados exclusivamente para o sistema EOS.
O sistema trouxe uma série de inovações, como redução de ruídos, maior precisão e rapidez de foco, controlo eletrónico de abertura. Tudo isto e muito mais graças a um microchip localizado na lente, que pode informar se algo não está a funcionar. Como só podem ser utilizadas na linha EOS, por terem diâmetro interno de 54mm e externo de 65mm, são identificadas com um ponto vermelho próximo do mount de encaixe ao corpo.

EF-S - Electro Focus Short Back Focus - Foco Eletrónico Curto Posterior 

São lentes projetadas para a linha EOS de câmaras digitais equipadas com sensores APS-C. Estas lentes foram projetadas para sensores menores que o frame de 35mm, por isso, não podem ser utilizadas em câmaras full frame. Elas são mais compactas, com menos elementos óticos e possuem uma distância focal posterior mais curta em relação ao posicionamento do sensor APS-C. Estas são identificadas por um ponto quadrado branco localizado próximo ao encaixe do mount.

EOS - Eletro-Optical System - Sistema eletro-ótico 

Sistema de câmaras SLR da Canon e seis acessórios lançados em 1987. As lentes desta linha são controladas eletronicamente, sem dispositivos mecânicos para ajuste de foco ou abertura.

UD - Ultra Low-Dispersion Glass - Elemento de Dispersão Ultra Baixo 

Têm cristais com um índice de refração menor que o de cristais comuns, permitindo fotografias com maior fidelidade de cor.

L

São lentes de top, feitas com os melhores elementos e mais profissionais da Canon. Os seus elementos óticos são construídos com elementos asféricos, tratamento apocromático e anti-reflexivo e cristais UD, S-UD ou fluorita. Possuem foco e retrofoco de última geração, fazendo do foco automático mais rápido. E, mesmo com autofoco ligado, o fotógrafo pode focalizar manualmente. Existem duas explicações para o L dessa linha. Uma diz que significa Low-Dispersion (baixa dispersão), outra diz que significa Luxury (luxo).

DO - Diffractive Optics - Ótica Difrativa 

Esta tecnologia permite lentes menores e com maior correção de aberração cromática, sem comprometer a qualidade da imagem. Os seus elementos óticos trabalham em conjunto para diminuir as distorções de imagem. A qualidade é tão boa, que esta linha chega a rivalizar com algumas lentes da série L, sendo mais baratas.

UMS - Ultrasonic Motor - Motor Ultrassónico 

Estas lentes trabalham com motores ultrassónicos, que realizam movimentos induzidos por vibração de alta frequência, para fazer o auto-foco. Assim, as lentes focalizam de forma rápida e praticamente silenciosas ao ouvido humano. As mais caras, chamadas FTM (Full-time Manual), permitem sempre o foco manual. Já as mais baratas, não suportam esse sistema. Geralmente, as lentes USM são da linha L, mas as que não pertencem a essa linha, são identificadas por uma faixa dourada no final do corpo.

IS - Image Stabilization - Estabilizador de imagem 

São lentes que permitem fotografar em velocidades mais baixas, diminuindo o efeito da vibração nas imagens. Estabilizam a imagem a partir de sensores que identificam o tremor e movem pequenos motores, para deslocar a projeção da imagem, compensando a vibração. Permitem fotos sem tremor em até 3 f/stops abaixo da velocidade recomendada.

TS-E - Tilt Shift Lens

Já tentou fotografar um prédio com uma grande angular e ele aparece “torto” nas bordas? As lentes TS-E corrigem justamente essa distorção. Com estas lentes, o fotógrafo controla em que ângulo vão estar os planos que limitam a profundidade de campo.

Citado com algumas alterações deste site a 3 de
Dezembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.